top of page
Buscar

Saiba como investir de forma correta em ferramentas de backup em nuvem



Backup em Nuvem é uma ferramenta econômica desde que atenda às necessidades do usuário


O investimento em Tecnologia da Informação (TI) aumentou consideravelmente nos últimos anos. Mesmo com a crise financeira no País, diversos setores do mercado não deixaram de investir em serviços como backup em nuvem e outras automações, capazes de reduzir custo e tempo de trabalho. O armazenamento na nuvem satisfaz também a necessidade do acesso a dados e informações sem barreiras físicas. Porém, com o aumento da oferta de serviços de upload em nuvem, muitos empreendimentos encontram dificuldades em garantir o principal benefício dessa tecnologia: a economia.

Conforme pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (GVcia) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), grandes e médias empresas do setor de serviços investiram 8% de suas receitas dos últimos três anos em TI. Em cloud computing, entretanto, empresários e até mesmo gestores de equipes de TI ainda preferem ferramentas comuns no mercado digital, como o Dropbox e o ICloud, por exemplo. São alternativas economicamente mais viáveis aos data centers físicos, que estão expostos a acidentes naturais, falhas elétricas e outras falhas de segurança.

Assim, o backup em nuvem proporciona uma economia direta na Despesa de Capital (Capital Expenditure – Capex), ou seja, nos investimentos em bens de capital. Essa redução de gastos já é bem vista principalmente em organizações de Saúde. Mas, além disso, tem a redução de gastos com equipes internas para manutenção de data centers e também terceiros para recuperação e execução do backup. Dois aspectos importantes podem ser analisados antes de investir em backup em nuvem:


Complexidade dos dados

Dropbox, Google Drive, Icloud e outras aplicações para armazenamento e backup em nuvem são mais focados para usuários ou empreendimentos com pouca demanda para upload. Os arquivos e dados são enviados automaticamente para nuvem e, dependendo do plano contratado, o sistema é todo automatizado reduzindo o tempo gasto com a operação. As ferramentas mais comuns disponíveis no mercado podem ser uma solução momentânea para o negócio. Porém, com o passar do tempo, crescimento do empreendimento, ampliação de filiais, por exemplo, será necessário aumentar o plano contratado ou mesmo procurar uma solução que atenda a quantidade dos dados armazenados.

Além disso, serviços contratados diretamente pela internet, sem a avaliação de um consultor, não garantem o upload de todo e qualquer tipo de arquivo e informações. Fotos, vídeos, planilhas são facilmente armazenados em nuvem por qualquer ferramenta, mas nem todas garantem o backup de máquinas virtuais como, por exemplo: VMware Workstation, VMware Player, VMware vSphere (ESX), Microsoft Hyper-V, Citrix XenServer, RedHat KVM e Oracle VirtualBox.


Interrupção de processos

Mesmo que as empresas de ferramentas de backup em nuvem prometam automação total, certamente em algum momento um colaborador da empresa terá que acionar o backup. Além disso, o envio de arquivos e dados para a nuvem pode comprometer a velocidade de funcionamento de computadores, reduzindo a execução de processos internos da empresa. Em muitos negócios é comum iniciar o backup após o expediente, quando poucos colaboradores estão usando a rede.

Isso pode recair no mesmo problema dos data centers: com nenhum técnico acompanhando o backup, acidentes como queima de máquinas e quedas de energia podem atrapalhar o andamento do envio dos dados. Por isso, investir em ferramentas modernas, com backup incremental e automação total pode evitar gastos futuros.

13 visualizações0 comentário

Bình luận

Không thể tải bình luận
Có vẻ như đã có sự cố kỹ thuật. Hãy thử kết nối lại hoặc làm mới trang.
bottom of page